terça-feira, 29 de abril de 2008

Irmão, este é o meu caminho...



Por que você não optou para o sacerdócio? É uma pergunta várias vezes feita a nós Irmãos Religiosos. Afinal há poucos padres e quando você, como homem católico, quer se consagrar a Deus parece evidente que isso resulta numa escolha para ser padre. Assim pensa muita gente!


Mas a minha resposta é muito simples: eu não me sinto chamado para ser padre. Importante é sentir e saber que tornar-se Irmão é o meu caminho e que Deus me chamou para esta opção. Isso não acontece literalmente por uma voz vinda do céu, mas pela experiência e conhecimento: este é o meu caminho. Poderíamos dizer que é uma voz interior.

Na Igreja Católica a Vida Religiosa tem um valor intrínseco separado do sacerdócio. A vocação do Irmão deve ser vista primeiramente para ser irmão de Jesus, ligado a Ele e, mais ainda, para viver a fraternidade no viver juntos, no trabalho e também no relacionamento com os outros.



Há várias maneiras para viver o Evangelho e seguir o exemplo de Jesus. Os Irmãos escolheram seu próprio caminho no serviço a Deus e ao próximo. A vocação do Irmão é uma forma de Vida Religiosa dentro da Igreja, com uma missão determinada pelas necessidades encontradas na sociedade. Os Irmãos vivem em comunidades e exercem suas atividades a partir daí...

Fráter Adriano, CFMM

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Pra início de conversa...


Bom, vamos começar!!!


Irmão?


A palavra Irmão é originada do termo, em latim, fractum (frater = pedaço). Ou seja, quando chamamos alguém de Irmão ou Irmã, estamos dizendo que esta pessoa é parte de nós, é um pedaço.



O que é ser Religioso Irmão?


Somos, antes de tudo, cristãos que buscamos, em comum com o povo de Deus, a plenitude da vida em Deus. Vivemos em comunidade, partilhando nossos dons, esperanças, alegrias, perdão, aceitando cada pessoa na sua diversidade num clima de igualdade e fraternidade.


Somos TOTALMENTE IRMÃOS: unidos pelo amor, buscando ser sinal do Reino, anunciando a Boa Nova e denunciando as injustiças e tudo o que fere a dignidade humana.


Somos radicalmente apaixonados por Jesus Cristo!