terça-feira, 29 de abril de 2008

Irmão, este é o meu caminho...



Por que você não optou para o sacerdócio? É uma pergunta várias vezes feita a nós Irmãos Religiosos. Afinal há poucos padres e quando você, como homem católico, quer se consagrar a Deus parece evidente que isso resulta numa escolha para ser padre. Assim pensa muita gente!


Mas a minha resposta é muito simples: eu não me sinto chamado para ser padre. Importante é sentir e saber que tornar-se Irmão é o meu caminho e que Deus me chamou para esta opção. Isso não acontece literalmente por uma voz vinda do céu, mas pela experiência e conhecimento: este é o meu caminho. Poderíamos dizer que é uma voz interior.

Na Igreja Católica a Vida Religiosa tem um valor intrínseco separado do sacerdócio. A vocação do Irmão deve ser vista primeiramente para ser irmão de Jesus, ligado a Ele e, mais ainda, para viver a fraternidade no viver juntos, no trabalho e também no relacionamento com os outros.



Há várias maneiras para viver o Evangelho e seguir o exemplo de Jesus. Os Irmãos escolheram seu próprio caminho no serviço a Deus e ao próximo. A vocação do Irmão é uma forma de Vida Religiosa dentro da Igreja, com uma missão determinada pelas necessidades encontradas na sociedade. Os Irmãos vivem em comunidades e exercem suas atividades a partir daí...

Fráter Adriano, CFMM

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente uma das perguntas mais freqüentes feitas a nós Religiosos Irmãos é justamente por que sendo homens não nos ordenamos padres, somos irmãos!
Acredito que aí esteja uma das grandes riquezas da vocação do Irmão: Consciente do chamado de Deus escolhe livremente seguir Jesus Cristo sendo totalmente irmão!!!

Anônimo disse...

Realmente uma das perguntas mais freqüentes feitas a nós Religiosos Irmãos é justamente por que sendo homens não nos ordenamos padres, somos irmãos!
Acredito que aí esteja uma das grandes riquezas da vocação do Irmão: Consciente do chamado de Deus escolhe livremente seguir Jesus Cristo sendo totalmente irmão!!!

Unknown disse...

O que é ser Irmão? A indagação é mais profunda quando a pergunta é: O que é ser TOTALMENTE IRMÃO? Putz... é meio complicado de dizer, uma vez que é algo quase incompreensível. De fato, para compreender o que é ser irmão, basta olhar para os grandes contos de amor... quiçá, ser irmão é um "viver loucamente enamorado" pela vocação à Vida Religiosa bem como ao próximo. Entendeu? Não!? Se você entende o que é amor saberá o que é ser Irmão.
Abraços para os meus grandes amigos e irmãos: Renato, Edvaldo, Paulo, Wesley e Joilson... essa galera aí promete revolucionar a Vida Religiosa Laical! rsrsrs

Com estima;

Marcos Guilherme

Anônimo disse...

essencialmente ao meu ver a vida religiosa nao compete ao sacerdocio,uma vez que sendo sacerdotes eles tem funcoes proprias e especificas dentro da igreja,limitando assim total disponibilidade como religios.